Lígia de Noronha nasceu em Maputo e licenciou-se em psicologa clínica e de aconselhamento em Lisboa (ULHT), no entanto, a abordagem que vem usando há mais de 15 anos é essencialmente de orientação transpessoal, corrente actual em psicologia que integra a vertente espiritual do ser…

Lígia iniciou o processo pessoal de despertar da consciência em 1989, sendo particularmente a aplicação na prática do que vem sentindo e aprendendo que lhe tem trazido bons resultados… O lado intelectual e humanitário (de dupla aquariana), unido à intuição e aptidão para sentir profundamente as emoções dos outros (de quadrupla pisciana), fazem com que a escuta seja atenta e sentida e a palavra devolvida a adequada… Considera-se mais intuitiva do que propriamente técnica.

Com as suas variadas ‘aparições’ nos canais de TV moçambicanos, Lígia ficou popular pela sabedoria, simplicidade, autenticidade e Amor que transborda…Tem veia poética e perfil de cantante improvisadora nata, gostando de apoderar-se de microfones e congas quando com eles se depara… É uma inventora de ideias nata, consciente de que tudo o que diz e escreve tem de algum modo a ver consigo, antes de mais, e de que é daí que sai/vem a força…

No passado, antes de se ausentar de Moçambique por 5 anos, Lígia deu várias consultorias de forma inovadora (p. ex. ao ISCTEM, ao Banco Austral – actual Barclays, à BAT e à MOZAL), tornando-se referência na altura no campo da consultoria e no do aconselhamento psicológico individual, de casal e familiar.

Foi em Portugal que se lançou como palestrante, tendo percorrido o país com a Palestra “Ressentimento versus Amor-próprio”, fortíssima pelo carácter consciencial que reveste. Foi também em Portugal que escreveu e publicou “Desenvolvimento Pessoal em Casa e no Trabalho”, Livro muito apreciado pela clareza e profundidade do conteúdo que apresenta.

De volta a Moçambique, finalmente encontra e confia em alguém para sua verdadeira Parceira de Serviço, para a condução do PsiCoEstar, Centro de Psicologia que fundou em 2000, encerrou em 2005 e reabriu em 2013.

Lígia nasceu para sentir, expressar… falando, aconselhando, cantando, dançando ou escrevendo, sendo ela mesma, cada vez mais e mais, em cada gesto, palavra, olhar e sorriso seus…

Queira visitar o website pessoal desta Servidora para mais pormenores sobre a sua experiência de Serviço e os contributos que vem dando na Caminhada…

_
www.ligiadenoronha.com

E veja aqui algumas Cartas de Referência…

1. BAT – British American Tobacco

2. Banco Austral

3. Mozal